quarta-feira, 27 de maio de 2015

Especialista Generalista e Dinâmica de Mercado de Software

Neste post falarei sobre alguns temas e discussões que ocorreram na primeira aula de Tópicos Avanças em Engenharia de Software, falarei sobre dois assuntos : Especialista Generalista e Dinâmica de mercado de software.
       Especialista Generalista – Na discussão sobre este tema na sala, falamos sobre os profissionais que se especializam em uma única tecnologia e que algumas vezes podem tendenciar em determinada situação o uso da tecnologia ou ferramenta que dominam, mesmo que não seja a melhor solução. Alguns profissionais restringem-se a uma tecnologia chegando até ter aversão por outra ou não desejam conhecer outras tecnologias, podendo até ficar fora do mercado de trabalho quando uma tecnologia e superada por outra. Atualmente trabalho com DBA multidisciplinar (Oracle, SQL Server, Posgres e Mysql) isto por opção minha, temos DBAs especifico de cada SGBD, mas mesmo assim prefiro entender os pontos fortes e fracos de cada banco de dados, isso ajuda tomar decisões como licenciamentos dos fabricantes, novas compras, implementações e implantações etc. Tenho uns três anos de experiência em TI já somado as áreas que passei : trabalhei com analise de sistemas, implantação e manutenção de sistemas, criação e geração de relatórios em SQL, participei de projetos de BI, realizei trabalhos como Analista de segurança da Informação, Investigação digital. Cito algumas experiências positivas que tive com o conhecimento multidisciplinar : Em um almoço tinha um colega chefe de seção que queria provar a inocência de outro colega que foi acusado de não ir trabalhar, uma das provas que eles queriam era o log do usuário na rede para ajudar na constatação que ele estava trabalhando, porém o registro de log estava desabilitado por questões técnicas, fiquei sabendo e me prontifiquei a ajudar com técnicas black hat (hacker chapéu preto) eu poderia tentar coletar da própria maquina, mesmo estando desabilitado e funcionou o colega foi inocentado, trava-se de uma denuncia falsa. Outra experiência foi quanto a metodologia usada para backup no SQL Server, onde um DBA Experiente e certificado tinha implementado, um dia atendendo uma demanda notei que algumas bases eram muitos maiores do que seu próprio backup em N vezes, então comecei a testar outra metodologia semelhante outro SGBD que economizou aproximadamente 70% de espaço em disco para cada base de dados, isso em um ambiente grande como um Data Center é bem considerável. 
      Dinâmica do Mercado de Software – outro tema bastante discutido foi este envolvendo as técnicas atuais de Engenharia de Software, e os possíveis rumos da Engenharia de Software 2.0, as novas abordagens, metodologias, o “pensar fora da caixa" . Quando pensando em um tema, uma linha de pesquisa que eu gostasse que fossa algo motivador, comecei a analisar os softwares e as formas utilizadas de teste e fui analisando o aumento de ataques cibernéticos, e percebi que algumas vezes softwares e aplicações não contemplam um nível de segurança aceitável que suporte tais ataques, pois a metodologias e testes aplicados não foram projetadas para analisar e testar esses ataques. Pesquisei em base nacionais e internacionais sobre o tema e verifiquei que tinha poucos projetos neste sentido, então cheguei um tema com a posposta de contribuir com a segurança dos software do DF, meu tema em desenvolvimento e pesquisa no PPCA –UNB é: Segurança da Informação utilizando Técnicas de Ataques Cibernéticos no Ciclo de Desenvolvimento e manutenção de Software no Data Center GDF. Uma experiencia relacionada a isso foi o Coordenador de Infra e Produção me pediu para eu analisar a segurança de uma nova aplicação de um orgão publico que teria sido bem cara, antes que esta aplicação fosse disponibilizada para uso da população, após a implantação testei a aplicação e para minha surpresa em menos de um minuto consegui acesso restrito ao dados, em outras palavras consegui invadir. Por fim a Aplicação foi rejeitada em atendimento a lei 25750/2005 que dispõe sobre a prevenção das entidades publicas do DF, para que a falha fosse corrigida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário